Speedrun é um novo jeito de jogar. Ao invés de jogar por diversão, ficar tentando achar item por item, gastar aquelas 100 horas num Final Fantasy da vida, a pessoa joga por recordes. O que vale aqui é a rapidez com que os jogos são zerados.
2. Modalidades
#Unassisted:
É o modo de speedrun feito naturalmente. Você pega o videogame e tenta zerar o jogo no menor tempo possível.
Nenhuma tática de "vantagem" é feita aqui, ao contrário do tool-assisted, que vai ser explicado mais adiante. Muitas pessoas consideram-nos chatos, porque certas pessoas acham que a apelação do tool-assisted é que dá a graça e como é humanamente impossível uma pessoa zerar um jogo mais rápido num unassisted, muitas pessoas consideram a jogabilidade lenta e tediosa. Por outro lado, seus defensores consideram esse tipo de jogos os melhores, pois as trapaças usadas no tool-assisted não poderiam ser reproduzidas realmente no videogame.
#Tool-assisted:
É o modo de speedrun feito com o intuito de zerar o jogo o mais rápido possível, não importando o meio. Nos jogos antigos, usam-se emuladores com funções de "trapaça", ou seja, slowdown (deixar o jogo com a velocidade de 5% ou 1% do jogo original), savestates e loadstates (salvar e abrir o jogo a qualquer momento), planejamentos prévios, etc. Segundo os praticantes isso é feito para corrigir as imperfeições que um jogador humano cometeria no modo Unasssisted.
Controvérsias:
Muita gente critica esse tipo de jogo porque ele não foca no enredo e não foca nos "segredos" do jogo (itens, fases bônus,...). E foi por isso que surgiram mais duas modalidades
#100%
Tentar zerar o jogo 100%, assistindo todas as cenas e pegando todos os bônus, mas sem se esquecer da rapidez.
#0%
O contrário do 100%. Tentar pegar o menor número de itens e fases bônus. Muito raro.
Curiosidades:
Mesmo no modo Unassisted, é possível usar bugs do jogo para se prevalecer. Outra é a diferença de tempo entre os dois modos. Às vezes, é absurdamente baixa. O primeiro Super Mario Bros. foi zerado em 5 min normalmente enquanto ele foi zerado em 4:57 no tool-assisted. Ou podem ser enormes, como no Ocarina of Time, onde a speedrun normal levou 6 h e a tool-assisted, 3 h.
Speedruns
É claro, a matéria não poderia ser finalizada sem a speedrun do Super Mario Bros.
Divirta-se!
Nota: Caso a pessoa queira pesquisar speedruns de outros jogos, basta ela ir no youtube e botar o nome do jogo e a
palavra speedrun. Qualquer jogo funfa desse jeito!
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